Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj. 1001, São Paulo
Conheça a Clínica Notícias
Notícias
Por que algumas pessoas só conseguem respirar pela boca?
Possíveis causas e como pode afetar a saúde e o bem-estar de algumas pessoas que só conseguem respirar pela boca.

A respiração é um processo vital que permite a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o corpo humano e o ambiente. Durante a respiração, o ar é inalado pelo nariz, passa pelas vias aéreas, chega aos pulmões, ocorre a troca gasosa nos alvéolos pulmonares e o ar rico em dióxido de carbono é exalado. Embora este seja o processo comum,

por que algumas pessoas só conseguem respirar pela boca

?

É exatamente para responder a essa dúvida, que criamos o artigo de hoje, onde vamos examinar as possíveis causas dessa condição e como ela pode afetar a saúde e o bem-estar das pessoas. Acompanhe!

Principais causas que levam as pessoas a respirar pela boca A respiração pela boca ocorre quando uma pessoa é incapaz de respirar adequadamente pelo nariz e é forçada a usar a boca como via principal de entrada e saída de ar. Essa condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:

● Obstrução nasal: uma das principais razões para que algumas pessoas só conseguem respirar pela boca, a obstrução nasal pode ser causada por desvio de septo, pólipos nasais, sinusite crônica, alergias ou outras condições médicas que dificultam a respiração pelo nariz.

● Adenóide aumentada: a adenoide é uma estrutura localizadas no fundo do nariz, comumente encontrada em crianças. Em alguns casos, elas podem crescer excessivamente e obstruir as vias aéreas superiores, dificultando a respiração pelo nariz e levando as pessoas a respirarem pela boca para compensar a falta de fluxo de ar adequado.

● Congestão nasal temporária: outra causa comum é a congestão nasal temporária, que geralmente ocorre durante resfriados, gripes e outras infecções respiratórias e desaparece à medida que a infecção diminui.

● Hábitos respiratórios inadequados: alguns indivíduos desenvolvem hábitos respiratórios inadequados, como respirar pela boca de forma habitual, mesmo quando não há obstrução nasal ou outros problemas médicos. Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores, como respiração oral durante a infância não tratada adequadamente, problemas ortodônticos, flacidez de musculatura de língua e boca, ou até mesmo como resultado de maus hábitos posturais.

Como a respiração pela boca afeta a saúde? Embora não seja encarada como um problema para a maioria das pessoas que enfrentam essa condição, a respiração pela boca pode exercer um impacto na saúde e no bem-estar de um indivíduo.

Dentre as consequências associadas a esse padrão respiratório predominante, destacam-se a secura bucal crônica, que aumenta o risco de ocorrência de cáries e doenças gengivais. Além disso, quando acomete crianças, atrapalha o desenvolvimento adequado da face e dos dentes, podendo causar problemas dentários, incluindo má oclusão e mordida aberta.

Esta condição também está associada a um maior risco de infecções respiratórias, como resfriados, devido à falta do filtro natural do ar provido pelo nariz.

Além disso, a obstrução nasal pode gerar roncos, prejudicar a qualidade de sono e consequentemente o bem estar durante o dia.

A respiração pela boca pode ser revertida? Em muitos casos, a respiração pela boca pode sim ser revertida, especialmente quando tratada adequadamente. Entretanto, é importante destacar que a abordagem para reverter esse padrão respiratório depende da causa subjacente.

Nesse sentido, se a obstrução nasal for o motivo principal, tratamentos podem ser propostos por meio de medicamentos ou até cirurgias, como a correção do desvio de septo, remoção de adenoide ou cirurgias para sinusite crônica.

Em outros casos, pode ser necessário uma reeducação dos hábitos respiratórios, que pode ser feito por meio de exercícios para fortalecimento da musculatura oral e fácil, acompanhadas por fonoaudiólogo. Também pode ser necessário tratamento ortodôntico, auxiliando em um posicionamento dentário adequado e que ajude a promover a transição para uma respiração mais eficiente.

É importante frisar que consultar um otorrinolaringologista é fundamental para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado de acordo com cada caso. Afinal, o tratamento pode envolver desde o uso de lavagens nasais para aliviar a obstrução nasal, até cirurgias corretivas em casos mais graves.
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende pelo Whatsapp Tire suas dúvidas e agende por Convênio ou Particular com as nossas atendentes.