Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj. 1001, São Paulo
Conheça a Clínica Notícias
Procedimento
Sinusectomia - Cirurgia da sinusite
A Sinusectomia é um dos possíveis tratamentos para quem foi diagnosticado com sinusites de repetição, sinusite crônica e polipose nasal.

A indicação para ser submetido a Sinusectomia São Paulo virá do médico otorrino. Este profissional faz uma avaliação completa da sua saúde antes de indicar a cirurgia. Exames clínicos – Nasofibrolaringoscopia – e de imagem, como a tomografia da face, ajudam na investigação do quadro.

Doenças tratadas pelo procedimento Antes de aprofundarmos a explicação sobre a funcionalidade da Sinusectomia, entenda as doenças que são tratadas por meio desta cirurgia.

Como mencionado, uma das condições clínicas mais comuns para a indicação da

cirurgia da sinusite São Paulo

é a própria sinusite ou rinossinusite crônica. Ela consiste na inflamação dos seios paranasais e da cavidade nasal.

Os seios paranasais são cavidades ou espaços recobertos por mucosa e estão localizados nos ossos da face e que apresentam comunicação direta com a cavidade nasal. Localizam-se na região da testa, ao redor dos olhos e das bochechas.

Por ser repleta de mucosa, esta área pode facilmente ser atingida por processos inflamatórios — sejam eles infecciosos ou quadros alérgicos. Essa inflamação pode levar à obstrução da via de drenagem natural para o nariz, resultando em dor na face, congestão nasal e secreção purulenta.

A sinusite pode ser aguda, crônica ou de repetição e muitos pacientes costumam relatar:

• Obstrução nasal;
• Respiração bucal;
• Dor de cabeça;
• Dor facial;
• Secreção descendo atrás do nariz para a garganta;
• Secreção mucopurulenta;
• Perda do olfato;
• Tosse.

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que têm rinite e sinusite sem ao menos terem se consultado o otorrino. Para um diagnóstico preciso e, assim, tratamento adequado, é necessário investigar e confirmar o diagnóstico.

Antes de indicar a cirurgia da sinusite, nossos otorrinos optam por tratamentos medicamentosos com anti-inflamatórios e antibióticos. Entretanto, quando o quadro não evolui de forma positiva, a cirurgia passa a ser uma opção.

A sinusite pode afetar um ou mais seios da face – quando atinge vários, é chamada de pansinusite. Também pode acometer um ou os dois lados do rosto. Existem causas não infecciosas (às vezes ocorrendo juntamente com alergias) e causas infecciosas – decorrentes de vírus, bactérias e fungos.

Por se tratar de uma doença em que a secreção não é eliminada de forma natural, a cirurgia da sinusite tem como objetivo a abertura, drenagem e a aeração dos seios paranasais.

Com isso, permite-se que os seios da face permaneçam abertos para drenar possíveis acúmulos de muco e pus, além de facilitar a penetração de medicações e soro fisiológico, auxiliando na recuperação e prevenção de processos inflamatórios e infecciosos.
Localização Rua Dr. Diogo de Faria, 1.087, cj. 1001 Vila Clementino, São Paulo Como chegar
AGENDE (11) 5082-5082
(11) 96080-2051
Segunda à Sexta-feira das 08 às 19 horas Sábado das 09 às 12 horas

Pré-operatório A tomografia dos seios da face e a Nasofibrolaringoscopia auxiliam o médico a determinar a extensão da cirurgia. O procedimento é feito em centro cirúrgico hospitalar.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, são necessários exames complementares pré-operatórios. Os mais comuns são: hemograma completo, coagulograma, raio-X do tórax, eletrocardiograma além das avaliações de outras especialidades, como cardiologista e o anestesiologista, a depender da sua idade e condição clínica.
Como é o procedimento A Sinusectomia São Paulo apresenta uma variação muito grande na complexidade da sua execução. Dependendo de alguns fatores, como quantidade de seios acometidos, proximidade com estruturas importantes do rosto como olhos e vasos sanguíneos, tempo de doença e gravidade do caso, podem ser realizadas intervenções mais leves e seguras até casos com complexidade maior e risco cirúrgico mais elevado.

O procedimento é realizado com anestesia geral para minimizar os riscos de complicações e oferecer mais conforto.

O tempo de internação depende de cada caso, porém, não costuma exceder 24 horas. Também é comum que outras cirurgias sejam realizadas em conjunto com a sinusectomia, tais como a Septoplastia e a Turbinectomia.

O tempo em ambiente hospitalar e a combinação de técnicas cirúrgicas é explicada pelo médico durante a consulta pré-cirúrgica.

A forma mais moderna de realizar a Sinusectomia São Paulo é por videoendoscopia, em que uma câmera é acoplada no endoscópio que percorre toda a cavidade nasal e ajuda o cirurgião a visualizar, sem a necessidade de nenhuma incisão externa, os óstios de drenagem dos seios da face.

Na existência de polipose nasal, os pólipos são removidos no mesmo ato cirúrgico, auxiliando também no acesso aos seios paranasais. Quando existem lesões suspeitas ou tumores, esses são retirados e enviados para análise patológica.

A sinusectomia por videoendoscopia tem duração variável e o paciente é liberado à retomada de atividades que envolvam exercícios intensos em 30 dias, em média.
AGENDE (11) 5082-5082
(11) 96080-2051
Segunda à Sexta-feira das 08 às 19 horas Sábado das 09 às 12 horas

Cuidados pós operatório Os cuidados pós-operatórios da Sinusectomia São Paulo são focados na melhora da cicatrização e na minimização de sintomas. Após a cirurgia, sangramentos leves e intermitentes, dor facial leve e obstrução nasal são as condições normais de uma recuperação pós-operatória.

Todos esses sintomas são controlados com a administração de analgésicos e anti-inflamatórios, além de uma lavagem nasal constante com soro fisiológico várias vezes ao dia.

Para que a recuperação seja mais rápida e efetiva, você deve se ater aos seguintes cuidados:

• Lavar o nariz com soro fisiológico de forma abundante, conforme orientação médica;
• Evitar exposição solar, fazer uso de todos os medicamentos prescritos pelo otorrinolaringologista (é comum necessitar de antibiótico e anti-inflamatório após a cirurgia);
• Alimentar-se com alimentos preferencialmente frios nos primeiros dias após a sinusectomia e realizar compressas frias no rosto em caso de inchaço e pequenos sangramentos.

Passados 30 dias, você estará liberado para retomada total da rotina. Vale ressaltar, a importância de contar com profissionais experientes, diminuindo riscos e proporcionando melhores resultados no pós-operatório.
Ver mapa
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende pelo Whatsapp Tire suas dúvidas e agende por Convênio ou Particular com as nossas atendentes.