Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj. 1001, São Paulo
Conheça a Clínica Notícias
Notícias
Você sabe qual a relação entre ronco e apneia?
Apesar de não serem obrigatoriamente interligados, andam lado a lado. Isso porque, o ronco pode ser um importante indicador de que o paciente possui apneia do sono, funcionando assim, como um sinal de alerta.

Todo mundo adora sua cama, assim como aquele colchão macio e fofo sobre o qual dormimos. Mas mesmo assim, nem tudo está bem se você dorme com um roncador. E mesmo que você durma sozinho e tenha o quarto só para você, isso não significa que você é livre do fardo do ronco.

De maneira geral, o ronco é uma situação bastante comum que pode ocorrer com qualquer pessoa. Deste modo, o ronco nada mais é do que uma ocorrência comum caracterizado por um ruído excessivo, causando incomodo a quem quer que esteja por perto.

Além de ser um ruído bastante incomodo, o ronco pode resultar em situações mais graves, como é o caso, por exemplo, da apneia. Neste sentido, a apneia é definida como a interrupção ou ausência da respiração causada pela oclusão das vias aéreas.

Tanto o ronco, quanto a apneia se referem a problemas que se relacionam, porém com nomes, causas e consequências distintas. Pensando nisso, é importante conhecer ambas as situações para compreender qual a melhor maneira de lidar com a situação e evitar possíveis agravamentos.

O que é ronco? Apesar de nem sempre significar uma doença, o ronco pode acontecer por diversos fatores. Em alguns casos é apenas por conta da posição em que o indivíduo está dormindo, em outros, pode sim ser um sinal de alerta acionado.

Geralmente, dormir de barriga para cima faz com que a garganta fique mais relaxada e, por consequência, a língua vá um pouco mais para trás. Essa situação, pode impedir que o ar passe de forma correta pelo canal e resulte no ronco, sendo apenas uma vibração acompanhada de um ruído.

No entanto, quando essas vibrações são muito fortes e intensas, é necessário que se observe com mais atenção.

Dentre as causas conhecidas do ronco podemos destacar:

· Amídalas hipertrofiadas
· Adenoide hipertrofiada
· Formato diferenciado do palato
· Desvio de septo
· Tabagismo
· Uso de medicações para ansiedade e depressão
· Consumo de Alcool

Em geral, o ronco pode ser tratado com acompanhamento médico. Entretanto, em alguns casos, uma equipe multidisciplinar pode ser necessária para identificar o motivo exato do ronco estar se manifestando.

Tal fato acontece porque fatores como obesidade, tabagismo, refluxo, alcoolismo, entre outros também podem ser causadores ou agravantes do ronco. Para esses, a adequação dos hábitos cotidianos é a melhor saída.

O que é apneia? Por sua vez, a apneia é uma obstrução das vias aéreas que acaba atrapalhando a passagem do ar até os pulmões. Isso traz ao corpo uma série de prejuízos, logo, se mostra tão importante dar a devida atenção ao problema.

Embora muitos não saibam, a apneia trata-se de uma doença classificada como crônica, que tem o poder de gerar grandes consequências à saúde do portador, são exemplos:

· Sobrecarga do coração devido à falta de oxigenação adequada, aumentando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares;
· Alteração no metabolismo da glicose e resistência insulínica;

Como vimos, a apneia do sono são obstruções das vias aéreas, bem como alterações no sistema do cérebro responsáveis por controlar a respiração. Sabendo disso, alguns fatores de risco aumentam as chances para o seu desenvolvimento, são eles: Obesidade, Idade e Fatores anatômicos.

Apesar de ter o ronco como um grande sintoma, ele por si só, não pode e nem deve ser considerado o único fator indicativo da apneia.

Uma vez que a apneia do sono pode ser identificada também pelas pausas respiratórias durante o sono, dores de cabeça matinais, sonolência durante o dia, aumento da irritabilidade, boca seca ao acordar, dificuldade de concentração, entre outros sintomas.

Considerando todos os pontos destacados, o tratamento da apneia varia de acordo com o fator causador do problema. No caso de apneia obstrutiva, os procedimentos cirúrgicos podem ser adotados, enquanto em outros casos, uma mudança no estilo de vida do paciente é suficiente para mudar o quadro.

De todo o modo, consultar um especialista é fundamental para se obter um diagnóstico mais preciso, bem como o tratamento mais adequado.

Qual a relação entre ronco e apneia? Qual a

relação entre ronco e apneia

? Como vimos, o ronco e a apneia, apesar de não serem obrigatoriamente interligados, andam lado a lado. Isso porque, o ronco pode ser um importante indicador de que o paciente possui apneia do sono, funcionando assim, como um sinal de alerta.

Todavia, é sempre importante lembrar que o ronco não é o único indicador de apneia, mas, da mesma forma, é válido saber que ele é um dos principais.

Dito isso, estar atento aos comportamentos e indícios que o corpo emite é a melhor forma de se certificar de tudo está funcionando conforme o esperado. Logo, desconfiar de um ronco mais frequente e forte, buscando por orientação médica, pode fazer com que uma série de outros problemas de saúde sejam evitados.

Em conclusão, a busca por profissionais que compreendam o que acontece com o seu organismo e possibilitem um tratamento adequado e assertivo faz toda a diferença na relação entre ronco e apneia.
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende pelo Whatsapp Tire suas dúvidas e agende por Convênio ou Particular com as nossas atendentes.