Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj. 1001, São Paulo
Conheça a Clínica Notícias
Notícias
Desvio de septo e suas causas
Desvio do septo, causas, como identificá-lo e quais são as diretrizes adotadas para resolver tal incomodo.

Basicamente, o septo nasal é o nome dado à parede que separa as cavidades que existem no nariz de todas as pessoas. As cavidades são duas e, teoricamente, deveriam ser exatamente idênticas. Entretanto, na prática, isso não é o que sempre acontece. Constituído por mucosa, osso e cartilagem, é muito comum o septo se apresentar com desvios, não sendo exatamente retos como se espera. Na maioria das vezes, o

Desvio de septo

não apresenta problema algum.

Porém, em algumas circunstâncias, essa forma tortuosa pode resultar em diversos problemas para o indivíduo. Nestes casos, a atenção deve ser redobrada e em muitos deles, uma cirurgia para a correção do problema pode ser necessária.

Apesar de ser algo bastante comum, ainda há muitas dúvidas a respeito do tema. Pensando nisso, reunimos informações importantes sobre o desvio do septo, como identificá-lo e quais são as diretrizes adotadas para resolver tal incomodo.

Por que o desvio de septo acontece? Apesar de, na maioria das pessoas, o desvio de septo já ser uma característica que se forma durante o desenvolvimento do indivíduo, em muitas outras, não. É importante destacar que são inúmeros os fatores que podem resultar no desvio do septo, entre eles pode-se citar:

• Acidentes;
• Quedas;
• Traumas esportivos;
• Lutas;
• Entre outros.

Por se tratar de uma parte do corpo sensível e vulnerável, os cuidados devem ser constantes e permanentes.

Prejuízos que o desvio de septo pode causar à saúde De uma forma geral, ter um leve desvio de septo não tende a ser um problema na vida da maioria das pessoas. Porém, quando ele se apresenta um pouco mais significativo, os empecilhos começam a surgir de forma mais inconveniente.

Em determinados casos, o desvio de septo pode causar problemas como: obstrução que consequentemente causa dificuldade para respirar; aumento da frequência de sangramento nasal; favorecimento de sinusite recorrente; dores e incômodos; ronco e até mesmo apneia do sono.

Considerando estes aspectos, é importante destacar que os incômodos podem ser esporádicos quando o desvio de septo é leve, não trazendo tanto desconforto quanto os resultantes de um desvio de septo mais grave.

Neste último caso, é realmente necessário buscar por tratamento médico para resolver o quadro e minimizar os danos causados a saúde do paciente pelo desvio de septo.

Quem é o médico adequado para diagnosticar? Em resumo, o diagnóstico do desvio de septo deve ser feito sempre por um profissional médico, especificamente pelo otorrinolaringologista, que é o especialista ideal para avaliação, identificação e tratamento da patologia.

Com o auxílio de um espéculo nasal, o médico irá abrir a narina do paciente de forma completamente indolor e, iluminando o local, poderá ver de forma clara se há ou não o desvio.

Na maioria dos casos, até para uma avaliação global da cavidade nasal do paciente, o diagnóstico é realizado através do exame de vídeo chamado Nasofibrolaringospia. Nele, o otorrinolaringologista consegue avaliar com mais precisão a extensão do desvio de septo e mesmo outras doenças do nariz que o paciente possa ter.

Vale frisar que em ambas as situações, os procedimentos são indolores e de fácil realização. Afinal de contas, por meio deles, em breves minutos já é possível identificar o problema e saber se é ou não um caso de desvio de septo.

Tratamento para o desvio de septo Para minimizar a quantidade de desconfortos que o desvio de septo pode trazer consigo, existem basicamente dois tipos de tratamento: o medicamentoso e o cirúrgico. Neste sentido, o tratamento com medicamentos é indicado para casos leves, onde são receitados, principalmente, fármacos como corticoides intra-nasais, anti-histamínicos e lavagens com soro fisiológico. Estes procedimentos têm como intuito, aliviar os sintomas.

Por outro lado, em casos de desvio de septo mais graves que causem transtornos recorrentes ao paciente, a cirurgia é a melhor alternativa de tratamento. Chamada de Septoplastia, o procedimento é feito sob anestesia geral e consiste em reordenar o septo para que ele fique na posição adequada. Dessa forma, os prejuízos causados pelo desvio de septo melhoram, trazendo qualidade de vida para o paciente.

Em conclusão, o desvio de septo, ainda que muito incômodo na maioria dos casos pode ser facilmente solucionado por um otorrinolaringologista. Portanto, caso você sofra com o problema, não deixe de consultar um especialista.
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende pelo Whatsapp Tire suas dúvidas e agende por Convênio ou Particular com as nossas atendentes.