Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj. 1001, São Paulo
Conheça a Clínica Notícias
Notícias
Otite: Conheça os diferentes tipos
A infecção de ouvido é classificada de acordo com a porção do órgão auditivo que foi afetada.

Capaz de causar muito desconforto aos pacientes, a

otite

é a inflamação que acomete os ouvidos, podendo ou não ter causa infecciosa, seja por vírus, fungos ou bactérias. Existem diferentes tipos de otite, que variam de acordo com a parte do ouvido afetada (externa, média ou interna) e seu tempo de duração (aguda ou crônica).

A condição pode acometer pessoas de todas as idades, embora as crianças tenham maior propensão a apresentar a maioria dos tipos de otite. Este é considerado um problema de saúde corriqueiro e de fácil tratamento, mas exige observação e atenção para que a inflamação no ouvido não se torne crônica (mais de 3 meses de duração) e deixe sequelas auditivas ou outras complicações.

Quais são os tipos de otite? Como foi dito, a infecção de ouvido é classificada de acordo com a porção do órgão auditivo que foi afetada. A chamada otite média aguda é a mais comum entre os tipos de otite existentes, e afeta a parte média da orelha, que vai do tímpano até o final dos ossículos — martelo, bigorna e estribo. Este é um problema mais frequente nos meses de inverno e primavera, uma vez que geralmente se desenvolve após gripes, resfriados ou crises de sinusite.

A otite externa ocorre na porção externa do ouvido, que vai do pavilhão auricular (orelha) até o final do conduto auditivo. Este tipo de infecção, por sua vez, é mais comum no verão e ocorre principalmente por conta da entrada de água e corpos estranhos no canal do ouvido. O uso abusivo de cotonetes para coçar ou limpar o ouvido também podem levar ao desenvolvimento da otite externa.

A otite interna, por sua vez, afeta o pedaço mais complexo do órgão auditivo: o ouvido interno, onde se localizam a cóclea e o labirinto, responsáveis pela audição e equilíbrio. Infecções e/ou inflamações nesta região são consideradas mais complicadas, uma vez que estão muito próximas de estruturas nobres como os nervos vestíbulo-cocleares. Por isso, exigem cuidados mais intensos — muitas vezes com internação hospitalar.

Principais sintomas de otite – Dor no ouvido;
– Febre;
– Irritabilidade;
– Dor de cabeça;
– Dificuldade auditiva;
– Zumbido ou sensação de pressão no ouvido;
– Presença de líquido espesso e amarelado no ouvido.

Apesar de essas serem as manifestações comuns, vale lembrar que os sintomas podem variar de acordo com os tipos de otite. Na otite média aguda, presença de febre, dor de ouvido e prostração são os principais sintomas. Quem é acometido por otite externa, por sua vez, pode ter a sensação de que está com água no ouvido, ouvir os sons abafados e sentir dor na parte externa do ouvido, sendo a febre incomum. Na otite interna, por outro lado, pode haver sintomas parecidos com os de labirintite, tais como tontura, náuseas, vômitos e desequilíbrio.

Tratamentos Há um tratamento recomendado para cada um dos tipos de otite, portanto, o primeiro passo para solucionar o problema consiste em consultar um especialista em otorrinolaringologia e obter um diagnóstico preciso. O controle adequado dos sintomas, especialmente o de dor, faz parte da abordagem terapêutica recomendada pelo médico em todos os casos.

Em geral, otites do tipo externa são melhor tratadas com aplicação de medicamentos de uso tópico em forma de gotas, limpeza de possíveis secreções e proteção da orelha para não haver entrada de água. A otite média geralmente é tratada com antibióticos e drogas analgésicas por via oral, enquanto a otite interna exige cuidado mais intensivo e demanda internação hospitalar. A maioria das otites médias crônicas exigem tratamento cirúrgico.

Dependendo do caso, podem ser necessárias mudanças nos hábitos para evitar que o problema continue aparecendo. Nas otites médias agudas de repetição, por exemplo, o uso de chupetas e o hábito de mamar deitado são fatores de risco para sua recorrência.

Caso você esteja apresentando desconforto ou outros sintomas no ouvido, procure um otorrinolaringologista de confiança.
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende pelo Whatsapp Tire suas dúvidas e agende por Convênio ou Particular com as nossas atendentes.