Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj. 1001, São Paulo
Conheça a Clínica Notícias
Notícias
Você sabe o que é carne esponjosa?
Carne esponjosa é o termo popular usado para denominar a adenoide, uma estrutura que cresce na parte de trás do nariz.

Muito provavelmente, você já ouviu alguém falar que está com dificuldade para respirar por ter carne esponjosa.

O que é carne esponjosa?

Fato é que, a “Carne esponjosa” é o termo popular usado para denominar a adenoide, uma estrutura que cresce na parte de trás do nariz. Mais precisamente na rinofaringe, que é a parede acima das amígdalas e o final do nariz.

A adenoide é um tecido normal do corpo humano, mas quando aumentada pode obstruir a passagem de ar pelo nariz e forçando o indivíduo a respirar pela boca. Trata-se de uma condição bastante comum, porém pouco discutida, levantando inúmeras dúvidas sobre o assunto. Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda um pouco mais sobre o caso.

Por que a carne esponjosa cresce no nariz? Na infância há um pico de crescimento de adenoide considerado normal entre os 2 e os 5 anos de idade. Se este crescimento não for exagerado e não ocasionar nariz entupido, não deve gerar preocupação. Já em adultos, o crescimento de adenoide está relacionado a processos inflamatórios crônicos, como rinite alérgica descontrolada e rinossinusite. Nestes casos, é comum ter sintomas que vão além da obstrução nasal, como espirros, secreção casal, coceira no nariz ou dor de cabeça.

Esta situação pode perdurar e necessitar de tratamento, que vem a ser individualizado, observando a necessidade de cada caso.

Fatores genéticos também influenciam no aumento da adenoide.

O que ela pode provocar? O aparecimento da adenoide pode desde não gerar sintoma nenhum até causar inúmeros desconfortos ao paciente, principalmente quanto a dificuldade de respiração. Crianças com respiração oral apresentam alterações de crescimento oro-facial, com repercussões dentárias e de mastigação. Além disso, pode gerar distúrbios do sono, como ronco e apneia, que a longo prazo podem prejudicar o rendimento escolar e o crescimento.

Além disso, o crescimento da adenoide também pode interferir diretamente no ouvido. Em determinados casos, essa interferência pode contribuir para o surgimento otite, levando ao uso excessivo de antibióticos ou, até mesmo, a diminuição da audição.

Qual o tratamento? O tratamento pode variar de paciente para paciente. Em alguns casos, apenas a utilização de medicamentos e cuidados ambientais para rinite já é capaz de amenizar ou resolver os sintomas.

Já em casos específicos e onde o medicamento não consegue sanar o problema, a indicação pode ser cirúrgica. Nesta situação, a intervenção mais comum é a adenoidectomia, que consiste em remover a adenoide/carne esponjosa.

Vale destacar que quando a cirurgia é indicada, ela é feita em centro cirúrgico com anestesia geral. Apesar disso, trata-se de um procedimento rápido, geralmente em até 30 minutos, e indolor.

É importante salientar que mesmo com a cirurgia feita, o quadro pode voltar a acontecer, especialmente se os fatores causais não forem tratados, como a rinite crônica.

Levando tudo isso em conta, o mais indicado é que você consulte um médico especialista sempre que observar alguma alteração no bom funcionamento da sua respiração. Buscar ajuda pode influenciar diretamente na sua qualidade de vida e ainda evitar uma piora real ou agravamento do quadro.
Fechar WhatsApp
WhatsApp Logo
Agende pelo Whatsapp Tire suas dúvidas e agende por Convênio ou Particular com as nossas atendentes.